Design

Um bom layout agrega valor, estilo, status e identidade à sua marca.

Conteúdo

Produção de conteúdo focado em estratégias de otimização de buscas

Estratégia

Soluções assertivas e sob medida para seu negócio

Título

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8 ferramentas essenciais para produção de conteúdo para blogs!

Em uma estratégia de branding, um dos critérios para você construir sua marca é a consistência. Pensando nisso, você aumenta sua presença online ou a presença de seu negócio pela produção frequente de conteúdo.

Por  isso, todas as etapas do processo de produção de conteúdo precisam estar bem organizado. Você não quer pular etapas ou se atrapalhar por falta de foco e consistência, né não?

Ferramentas de Planejamento e Produção

Trello

Nossa queridinha aqui. Uma plataforma de gerenciamento de projetos bastante fácil de usar e incrivelmente flexível. Você pode personalizar as colunas e adicionar cards para tarefas, determinar responsáveis, categorizar, definir prazos, anexar documentos e uma série de outros recursos muito úteis!

Mind Meister

Esta plataforma permite organizar suas ideias em mapas mentais colaborativos que podem ser compartilhados com a sua equipe para conseguir novas ideias.

Google Agenda

Depois de ter detalhado o seu mapa mental, é hora de determinar alguns prazos para o seu projeto. Ainda que o MindMeister possua recursos de distribuição de tarefas e espaço para marcação do status de cada uma delas, é melhor dedicar um espaço separado para isso e o Google Agenda é a ferramenta perfeita para isso.

Google Auto Suggest

Agora que suas etapas estão organizar é hora de colocar a mão na massa, ou melhor, no teclado! 😉 Esta ferramenta irá abrir seus horizontes durante uma pesquisa de pautas. Um recurso bem interessante, pois mostra as principais buscas relacionadas ao que você está procurando. É uma forma bastante simples de obter alguns insights sobre o assunto sobre o qual você quer produzir conteúdo.

Ferramentas de Performance

SEMRush

Já esta ferramenta te ajuda para melhorar sua performance! No SEMRush é possível ver diversas informações como o rankeamento de cada um dos posts, quais palavras-chave estão performando melhor no blog, assim como, análise de campanhas de mídia paga e de posicionamento orgânico. Ferramenta valiosa 😉

Keyword Planner

Assim como o SEMRush, o Planner mostra o volume de buscas pela palavra-chave, mas imprime valores mensais, em vez dos diários. Olha que bacana! Esta ferramenta oferece a você também uma lista de palavras-chave relacionadas à pesquisada e que também têm relevância para o público. Uma forma de garantir que os conteúdos produzidos terão a melhor palavra-chave possível para melhorar os fatores de rankeamento de seus posts.

Ferramentas de Análise e Mensuração

Google Analytics

Esta ferramenta conta com dados geográficos, demográficos, de ação do usuário e até mesmo de experiência de compra para e-commerce. Nela, você pode cruzar qualquer variável que for mais interessante para o seu negócio.

Hootsuite

Nossa queridinha da agência. Está é uma das ferramentas mais conhecidas para gerenciamento de mídia social no mundo! Você sabia que esta ferramenta já possui mais de 10 milhões de usuários? Com esta ferramenta você pode monitorar e acompanhar todas as suas redes sociais em um único painel.

Ficou com dúvidas ou tem alguma dica legal sobre produção e planejamento de conteúdo para blog? Envie-nos suas sugestões e dúvidas! Esperamos ter ajudado vocês nesta jornada.

Atualizado em 16/04/2018. Post originalmente publicado em 10/04/2016.
PRISCILLA TIPPING

MBA em Marketing pelo IBMEC. Co-fundadora e especialista em digital branding.