Espumante Devassa

Simplesmente um luxo
Simplesmente um luxo

Projeto Final Incubadora IBMEC-RJ para Lançamento do Espumante Devassa

Após 1 ano de muito sofrimento, nasce o plano de marketing para criação do espumante Devassa. No planejamento inclui análises financeiras, retorno do investimento e projeções financeiras.

O que desejamos com o plano?
Apresentar o plano de marketing do lançamento do Espumante Devassa Lust, previsto para dezembro de 2009, em todas as filiais do Devassa localizadas na Zona Sul do Rio de Janeiro.

A História da Devassa é um tesão!

2001  Falta de uma cerveja premium com alma brasileira e qualidade européia > Geração da idéia > Cerveja Devassa
2002  Nasce a primeira Cervejaria Devassa, um centro de experimentação do produto
2004  Projeto de franquias – RJ e SP
2007  Parceria com o Grupo Schincariol 

Um conceito bem gostoso!

Devassa é tudo o que as outras cervejas gostariam de ser, mas morrem de vergonha. É um estado de espírito, aquele astral que atrai coisas boas, pessoas interessantes e papos divertidos. Quem bebe Devassa, procura liberdade. Nada de fazer tipo, caras e bocas, fingir ser o que não é. Devassa é autêntica, te pega pelo colarinho, te seduz pelo aroma e faz você se apaixonar de vez pelo sabor. 

Delícia de produtos

LOIRA  Uma loura que chama a atenção aonde chega.
RUIVA  Perto dela, as concorrentes do estilo Pale Ale tremem de medo.
NEGRA  Reina absoluta no estilo Dark Ale com coloração escura e levedura de alta fermentação.
ÍNDIA  Uma Devassa inspirada na história das Pale Ales britânicas que eram enviadas de navio para a Índia.
SARARÁ Uma Devassa recém-chegada!
Pra entrar de jeito!

Tendência do mercado

Quanto o brasileiro consome de bebida por ano
Cerveja
Cachaça
Vinhos em geral
Vinhos finos
9 bilhões de litros
1,3 bilhão de litros
300 milhões de litros
69,5 milhões de litros

* Fonte: Revista Época, fevereiro de 2006.
Ambiente Econômico

Os maiores produtores de espumantes no Brasil (1) (em milhões de litros)
Salton
733
Moët Hennessy (Chandon)
523
Aurora
200
Georges Aubert
98
Cooperativa Garibaldi
52
(1) Em litros, valores acumulados de janeiro a agosto 
Fonte: União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra)
Negócio em expansão
      A comercialização dos espumantes brasileiros produzidos na Serra Gaúcha mais que dobrou nos últimos cinco anos(1) (em milhões de litros)
2001
1,1
2003
1,9
2006
2,5
(1) Nos períodos entre janeiro e setembro 
Fonte: União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra)

Ambiente Político

LEI SECA  Proíbe o consumo de qualquer quantidade de bebida alcoólica por condutores de veículos.

MUDANÇA DE HÁBITO  Medida provocou mudança de hábito do consumidor e conseqüente redução do consumo de bebida alcoólicas no Rio de Janeiro. Bares buscam soluções para reduzir prejuízos de faturamento.

Vamos entrar!

OPORTUNIDADE  
Extensão da linha de produtos através do oferecimento de um espumante Devassa.

OBJETIVO 
Ampliar o portfólio de produtos Devassa
Conquistar uma nova fatia de mercado
Aumentar a lucratividade
De dar água na boca!

Classificação

BEM NÃO-DURÁVEL  Tangível, consumo imediato

BEM DE ESPECIALIDADE
Características singulares
Identificação de marca
Preço alto

COMPORTAMENTO DE COMPRA
Esforço extra de compra
Poucos pontos de distribuição
Pouca comparação de marcas
Atributos

PRODUTO BÁSICO  Espumante
BENEFÍCIOS ADICIONAIS  
Produto artesanal
Fabricação nacional
Bebida sofisticada
Sabor único       
Exclusividade Devassa
Valor Agregado
Sofisticação da marca Devassa através da oferta de um produto de luxo, qualidade única e produção exclusiva, para um público diferenciado.
A melhor posição!
Posicionamento proposto

Devassa Lust é pura sedução em forma de espumante.

Simplesmente um luxo

A mais desejada!
Diferencial competitivo

PRODUÇÃO  artesanal
SABOR  inconfundível
TEXTURA  leve, pura luxúria
QUALIDADE  invejável
hmmmm…
Valor para o cliente

EXCLUSIVO credibilidade da marca Devassa
SABOR  agradável para o consumidor
TEXTURA  leve e suave
EMBALAGEM  estilo e praticidade
LUXO confere elegância e sofisticação para quem bebe 

Do tipo difícil
Distribuição

Inicialmente, o produto será disponibilizado somente nos bares Devassa da Zona Sul do Rio de Janeiro. 

Sedução a flor da pele

Comunicação

MENSAGEM 
Todos querem, poucos conseguem. Devassa Lust. Um luxo.
Simplesmente arrasadora. Devassa Lust. Um luxo.
Essa delícia não é pra qualquer um. Devassa Lust. Um luxo.
Não é todo mundo que chega junto. Devassa Lust. Um luxo.
CANAIS DE COMUNICAÇÃO  Propaganda nos bares Devassa
 Anúncio em revistas – Veja Rio
 Internet – sites
 Assessoria de imprensa

……….

Para visualizar o trabalho completo clique no título.

Espero que gostem!